Quantcast
Channel: Consultório Sentimental - Betty Milan - VEJA.com » Liberdade
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Veia para a arte

$
0
0

Estou prestes a fazer 28 anos. Sou paraibana, casada, mãe de três filhos. O mais velho tem 10 anos. Há onze trabalho em um banco público e o salário é razoável. Para muitas pessoas, meu emprego é um sonho. Tinha paixão por ele. Porém agora sinto que algo está fora de lugar. O salário não me motiva mais, e executar tarefas burocráticas não tem feito mais sentido. Estou sendo subaproveitada. Assumi grandes responsabilidades muito cedo e deixei meus sonhos, meus dons de lado. Tenho uma veia muito forte para a arte (escrevendo, pintando, fotografando) e sofro por ter me acomodado. Tenho de ganhar dinheiro, mas não posso abrir mão dos meus sonhos. Do contrário, viverei frustrada, cavando minha cova. As pessoas me dizem que a arte pode ser meu lazer. Agora, sempre que eu fico aqui, nesta sala fechada, o dia inteiro de salto alto diante de um computador, sei que estou no lugar errado e deveria bater em outras portas. Preciso de coragem e orientação para mudar.

Entendo que trabalhar num banco e executar tarefas burocráticas não faça mais sentido. Porém, o que significa “uma veia forte para a arte”? Primeiro, você  precisa definir a arte. Depois, saber se, além de talento, você tem vocação para ser artista. Ou seja, se está disposta a trilhar um caminho que pode ser árduo, implica formação séria, exercício contínuo e, em geral, pouco dinheiro.
O artista, à sua maneira, é um resistente. Porque tem o dever da originalidade e seu trabalho pode demorar para se impor. Como exemplo disso, a história de Manet, que revolucionou a pintura, afastando-se do academismo e recusando as convenções picturais.
Reuniu em torno de si os futuros impressionistas, mas sua obra foi repetidamente recusada pelo salão oficial, e, assim como Courbet, ele foi excluído da Exposição Universal de 1867. Teve de expor suas telas em um pavilhão isolado. Depois, só entrou no Museu do Louvre graças à intervenção de Monet. Hoje, obviamente, ninguém ignora que ele abriu o caminho para a arte do século XX. Foi assim porque Manet resistiu à tentação do sucesso. Disse não aos imperativos da arte de sua época, não fez concessões.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images

Trending Articles





Latest Images